Visite nossa Galeria

Veja aqui fotos de nossa equipe na instituição de ensino CEU AGUA AZUL e mais diversas fotos sobre Jiu Jitsu

Conheça alguns golpes

Conheça os principais golpes do Jiu-Jitsu!

Conheça a Graduação

Só aqui você terá acesso a conhecer todos os tipos de graduações no Jiu-Jitsu.

Conheça as regras básicas

Veja aqui no Takai Jiu-Jitsu as principais regras do esporte.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Equipe do blog

Nomes : 
Andréya Thauanny nº 02
Giovanna Belliato nº 13
Kalyne Barbosa nº 22
Queren Hapuque nº 29
Sawanna nº 31

Série : 1ºI

Escola : E.E Infante Dom Henrique


Academias

No Brasil

Uma das melhores academias do Brasil é a Academia Gracie,segundo o seu site, eles mantém a ideologia de que "
O verdadeiro valor do Jiu-Jitsu, como arte marcial, não está em sobrepujar o outro pela agressividade, e, sim, pela nobreza de espírito, domínio dos sentimentos, modéstia, perseverança e eficiência. Através da boa conduta, preocupação com o aprendizado dos alunos e de uma estrutura física de qualidade, objetivamos uma perfeita inserção da escola em nossa comunidade. Sem preconceitos com idade, sexo, cor, força física ou habilidades motoras.
Os nossos alunos são estimulados a se tornarem seres humanos de princípios. A noção de o Jiu-Jitsu ser a melhor defesa pessoal que existe opera nos educandos transformações verdadeiramente admiráveis."






Para saber mais acesse : http://academiagracie.com.br/

Academias

Melhor academia do Mundo


Intitulando-se a maior academia de MMA da Ásia e desenhada por uma conceituada firma de arquitetura da Cingapura, a academia coordenada por Gordinho e seu sócio Chatri Sityodtong promete mais: abrir uma filial com os mesmos padrões no Rio de Janeiro, no Largo da Barra da Tijuca.
“Acredito que esta terceira academia nossa, a Evolve Far East, é provavelmente a maior academia de Jiu-Jitsu do mundo. Mas o que importa é que estamos amarradões, já temos 180 alunos e estamos dando um grande passo aqui num grande mercado, que é o asiático. A coletiva foi para explicar melhor o que é o MMA e o Jiu-Jitsu para o pessoal daqui, e repercutiu até nos jornais ‘The Guardian’, da Inglaterra, e no ‘NY Times’”, disse Gordinho ao GRACIEMAG.com.
Ligada às academias Renzo Gracie (Jiu-Jitsu) e Sityodtong Gym (muay thai), a academia parece mesmo nascer gigante, no porte e na qualidade. 

Para mais, acesse: www.evolve-mma.com.

Fonte: http://www.graciemag.com

História

No Brasil

Com o surgimento do judô, o mestre Kano buscou promover seu estilo, que no começo não era reputado uma arte marcial autônoma. Em 1917, um dos destacados instrutores do centro Kodokan, Mitsuyo Maeda, também conhecido como «Conde Koma», foi enviado ao Brasil em missão diplomática com o objetivo de receber os imigrantes japoneses e fixá-los no país.
O Conde Koma teve como um de seus alunos a Carlos Gracie, em virtude da afinidade com o pai deste último, Gastão Gracie. Carlos por sua vez ensinou a seus demais irmãos, em especial a Hélio Gracie. Maeda ensinou somente o judô de Jigoro Kano a Carlos, e esse o repassou a Hélio, que era o mais franzino dos Gracies, adaptando-o com grande enfoque no ne waza — técnicas de solo — com o fito de compensar seu biótipo, pelo uso ostensivo do dispositivo de alavanca, dando-lhe a força extra que ele não dispunha. Numa entrevista, Hélio Gracie afirma que "Carlos lutava judô", que "Não 'existe' mais Jiu-Jitsu no Japão, e que os lutadores de Newaza japoneses que praticam MMA hoje em dia, são essencialmente Judocas" e finalmente que "Criou o Jiu-Jitsu existente hoje". É certo que o jiu-jitsu tradicional se muito difere do praticado e criado por Hélio e Carlos no Brasil atualmente.

História


Origem


Existem várias versões sobre onde nasceu o Jiu-Jitsu, porém a maioria dos grandes historiadores atribuem como local de origem a Índia, berço das religiões e de cultura inigualável. Estes historiadores defendem que seus criadores foram os Monges budistas, pois possuiam grande saber e perfeito conhecimento do corpo humano, além disso precisavam se defender sem o uso de armas (prática contrária ao regime Budista), dentro desta atmosfera mágica foram capazes de criar uma das mais perfeitas e completas formas de defesa pessoal de todas as épocas, o JIU-JITSU.
Segundo historiadores a disseminação do JIU-JITSU pela Ásia viria por volta de 250 AC, quando reinou na Índia DEVANAMPRIYA PRIYADARSIM, conhecido como rei ASOKA – 2 séculos depois de BUDA.
Abraçado ao Budismo, Asoka o disseminou criando milhares de Monastérios dentro e fora da Índia, e com ele disseminou-se o JIU-JITSU, atingiram o Ceilão, a Birmânia e o Tibet. Depois, o Sião e todo o sudeste da Ásia, posteriormente, a China, e, finalmente, o Japão – onde cresceu e tomou grande impulso, migrando em seguida para o Ocidente

O Jiu-Jitsu é mundialmente conhecido como a “Arte Suave”, pois não exige o uso da força bruta, permitindo aos mais fracos defender-se e derrotar adversários fisicamente mais fortes.

Fonte: http://www.matsumotojiujitsu.com/historia-do-jiu-jitsu/











terça-feira, 20 de novembro de 2012

Imagens

Nossa equipe do blog,  junto com o mestre e aprendizes da instituição CEU  AGUA  AZUL.

Alunos treinando no tatame da academia de Jiu Jitsu CEU AGUA AZUL

Breve aquecimento antes do treino pesado no CEU AGUA AZUL.









Vídeos

Vídeos

Bom, resolvemos compartilhar alguns videos de lutas e performances, para vocês terem uma noção sobre Jiu-Jitsu. Vejam a seguir:




Este vídeo mostra uma grande finalização do mestre Hemerson Navarro!

  

Ah, esta sim que foi uma competição acirrada entre dois grandes lutadores na final do campeonato Paulista de 2007!




Regras


Regras

Área de competição
Também denominada de ringue, a área deve ter entre 64 e 100 m2, sendo que obrigatoriamente 36 m2 devem ser de área interna (área de combate). O restante é chamado de área de segurança. Os tatames da área de segurança devem ser de cor diferente dos tatames da área de combate.



Arbitragem e placar
Cada combate é conduzido por um árbitro central, que por sua vez é supervisionado por uma comissão de arbitragem. De acordo com a técnica e golpe aplicado, o árbitro faz determinado gesto que é interpretado pelo mesário, que por sua vez lança a pontuação no placar. Não há empate no jiu-jitsu – toda luta é decidida por desistência, desclassificação, perda dos sentidos, pontos ou vantagem. Veja como funciona a pontuação:

- VantagemApós o término do tempo da luta o árbitro poderá dar uma vantagem para o atleta que estiver em posição que vale ponto, ou para o atleta que estiver em uma posição de finalização encaixada.

- Ponto: Para o atleta receber um ponto, é necessário que ele domine o adversário por 3 segundos na mesma posição.



Equipamento
Os competidores de jiu-jitsu devem obrigatoriamente utilizar quimono. Os quimonos podem ser de cor preta, azul ou branca e não podem ser misturados, ou seja, a calça tem que ser da mesma cor do paletó. A faixa deve ter entre 4 e 5 cm de largura e deve ser amarrada na cintura com um nó duplo, impedindo o paletó de ser aberto.
Não é permitido o uso de camiseta sob o paletó, assim como sapatilhas e protetores de orelha. As unhas devem estar curtas. Isso mesmo, antes do início da luta o medidor verifica o tamanho do comprimento das unhas dos lutadores assim como o estado da faixa e do quimono, que devem estar devidamente limpos.



Fonte:  http://esporte.hsw.uol.com.br/jiu-jitsu3.htm

Golpes

Principais Golpes



Projeção/Queda:
É qualquer desequilíbrio do adversário que o leve ao chão, seja de costas ou de lado. Na luta em pé, é válido quando o adversário cai na área de segurança Contudo, o atleta que aplicou o golpe deve ter dado início ao movimento com os dois pés dentro da área de combate.

Passagem de guarda:
Quando o atleta fica por cima do adversário. Se ele estiver por cima de apenas uma perna e preso pela outra, é considerada “meia guarda”. A passagem de guarda propriamente dita ocorre quando o atleta que está por baixo toma o lugar do adversário, mantendo-o dominado e deixando-o de lado ou de costas para o chão.

Montada:
Acontece quando o atleta monta em cima de seu adversário, deixando seus joelhos e pés no chão. A montada poderá acontecer sobre um dos braços do adversário, mas nunca sobre os dois – nesse caso não será considerada válida.

Raspagem: 
Ocorre quando o atleta que está por baixo prende o adversário entre suas pernas e rapidamente desequilibra-o para o lado, invertendo a posição.

Triângulo:
Ocorre quando é feito um triângulo com as pernas no pescoço do adversário forçando pra cima.


Mata-Leão:
Ocorre quando se passa um braço no pescoço do adversário e o outro braço para cima forçando.

Chave de Pé: 
Ocorre quando se dá uma gravata na perna do adversário proximo ao pé, e o seu bícipe pucha o pé dele pra trás.

Armlock:
Ocorre quando se deita o adversário no chão e passa sua perna no pescoço dele e a outra perna na barriga forçando seu calcanhar. Logo depois pega se pega o braço do adversário e puxa forte pra trás.




Atleta André Galvão aplicando o golpe "Chave de pé" em seu adversário.

Competições Nacionais


O Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro é o evento mais tradicional do calendário anual da CBJJ.  É também o maior e mais complexo torneio de Jiu-Jitsu do mundo, sendo realizado anualmente desde 1994. É neste evento que os principais atletas de cada estado se reúnem para decidir quem são de fato os melhores do país.
      O Campeonato Brasileiro engloba competidores de todas as faixas etárias e graduações: a partir dos quatro anos de idade até acima de 56 anos; desde a faixa-amarela até a faixa-preta. Para comportar tanta gente, a CBJJ monta um intrincado e eficiente cronograma que se estende por vários finais de semana, garantindo muita emoção para as torcidas organizadas das maiores academias que ano apos ano lotam as arquibancadas.


Ana Pinheiro, kimono branco, em combate.


 Categorias

Masculino e Feminino nas idades :
> Pré- mirim - 4 anos
> Pré- mirim - 5 anos
> Pré- mirim - 6 anos
> Mirim - 7 anos
> Mirim - 8 anos
> Mirim - 9 anos
> Infantil - 10 anos
> Infantil - 11 anos
> Infantil - 12 anos
> Infanto Juvenil - 13 anos
> Infanto Juvenil - 14 anos
> Infanto Juvenil - 15 anos
> Juvenil - 16 anos
> Juvenil - 17 anos
> Adulto
> Máster - 30 a 35 anos
> Senior - 1 36 a 40 anos
> Sênior - 2 41 a 45 anos
> Sênior - 3 46 a 50 anos
> Sênior - 4 51 a 55 anos
> Sênior - 5 acima de 56 anos

Competições Internacionais


      Campeonato Pan-americano 
de Jiu-Jitsu.

      A primeira edição do evento foi realizada em 1995, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e foi o primeiro passo para a internacionalização do Jiu-Jitsu de competição. Na ocasião cerca de 250 atletas participaram do evento.
      Desde então, o campeonato vem sendo realizado anualmente nos Estados Unidos pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation, entidade coligada à Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu. Nos anos que se seguiram, o Pan foi realizado em Los Angeles (1996), Honolulu (1997 e 1998), Miami (1999),Orlando (2000, 2001 e 2002), Santa Barbara (2003) e Carson (2004, 2005, 2006, 2007).
      O objetivo inicial da empreitada - a internacionalização do Jiu-Jitsu - foi atingido em um curto espaço de tempo. Durante esses anos o número de atletas participantes cresceu absurdamente, atingindo a marca de 1700 atletas em 2007, se firmando como um dos maiores campeonatos de Jiu-Jitsu realizado nos EUA e um dos mais importantes do mundo.



Cara de Sapato (de branco) contra Bê Faria.

                                            Categorias

Masculino e Feminino nas idades :
> Juvenil - 16 e 17 anos (16 e 17 anos lutam juntos)
> Adulto
> Máster - 30 a 35 anos
> Senior 1 - 36 a 40 anos
> Sênior 2 - 41 a 45 anos
> Sênior 3 - 46 a 50 anos

Graduação

Sistema de Faixas

I. BRANCA  Iniciante, qualquer idade

II. CINZA – 04 a 15 anos

III. AMARELA – 07 a 15 anos

IV. LARANJA – 10 a 15 anos

V. VERDE – 13 a 15 anos

VI. AZUL – 16 anos ou mais

VII. ROXA – 16 anos ou mais

VIII. MARROM – 18 anos ou mais

IX. PRETA – 19 anos ou mais

X. VERMELHA E  PRETA XI. VERMELHA.



Tempos mínimos obrigatórios 
AZUL PARA ROXA – 2 ANOS 
ROXA PARA MARROM – 1 ANO E ½
MARROM PARA PRETA – 1 ANO 




Sistema de Graus.

Além do sistema de faixas, há o sistema de graus onde mestre avalia o aluno nos aspectos de treino, competição e no tempo em determinada faixa.
Todas as faixas vão até quatro graus, ao receber os quatro graus, significa que o aluno já está pronto para a troca de faixa, e assim ocorre sucessivamente.
A faixa preta vai além dos 4 graus.



Fonte: www.cbjj.com.br

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Irasshaimase!, Bem Vindo(a)!

Bem Vindo(a) ao nosso blog!

Bom, fizemos este blog com o objetivo de compartilhar o que sabemos sobre esta grande Arte Marcial... o Jiu-Jitsu, incluindo regras, curiosidades, história, um resumo da origem no mundo quanto aqui no Brasil e etc. Aproveitem!

Sayonara!

Moderadoras do Blog.